Veja neste artigo como clonar o HD completo para um SSD. É fato que todo técnico aguardava a substituição do HD por um componente totalmente eletrônico. Sofremos muito com usuários querendo performance excepcional, acreditando que apenas uma formatação traria a velocidade almejada. A verdade é que o componente HD é naturalmente lento e, independentemente de formatação ou outro artifício, permanecerá lento.

HD vs SSD
A comparação entre o HD e o SSD é devastadora. Enquanto um HD consegue fornecer velocidades de leitura entre 80 e 160 MB/s, o SSD do tipo SATA vai atingir até 500 MB/s. Você acha isso muito? Fique surpreso ao saber que o SSD do tipo NVMe pode atingir velocidade de leitura de 3.000 MB/s! Além disso, veja abaixo outros itens para comparação:
- Tempo de acesso: HD média de 5 a 10 ms. SSD tempo de acesso inferior a 0,1 ms;
- Durabilidade e confiabilidade: HD mais suscetível a falhas mecânicas por vibração ou impacto. SSD mais resistente, pois não tem partes móveis;
- Consumo: HD consome mais energia devido ao motor que gira os discos. SSD tem um consumo reduzido, ideal para prolongar a bateria de laptops;
- Por fim, o custo por GB está caindo drasticamente no SSD.
Não tem jeito, por mais que você seja saudosista, a migração para o SSD é um caminho natural para o usuário de computadores.

Então, vamos em frente!
Para realizar a migração do HD para o SSD você vai precisar dos seguintes itens:
- Caso você tenha um notebook, isto está cada vez mais comum, você vai precisar de um adaptador USB SATA. COMPRE SEU ADAPTADOR CLICANDO AQUI;
- Pen drive com aplicativo de clonagem;
- Um SSD compatível com seu equipamento. Podendo ser do tipo SATA, mais comum, porém mais lento, ou do tipo NVMe, mais indicado devido à alta performance.
Quer um passo a passo ilustrado?
Para facilitar a sua vida, vamos te mostrar um vídeo do nosso canal que vai te apresentar de forma didática todo o procedimento na clonagem do seu HD para o SSD.



